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COMISSÃO PEDE ESCLARECIMENTOS À DEFESA, ANAC E INFRAERO

Milton Monti quer explicações detalhadas do plano de investimentos nos aeroportos brasileiros, programado para os próximos anos

Milton Monti

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realizará audiência pública para pedir esclarecimentos sobre a situação dos aeroportos brasileiros. O pedido, aprovado por unanimidade nesta quarta-feira (16 de junho) por meio de requerimento, cobra explicações detalhadas do plano de investimentos destinados ao setor aeroportuário para os próximos anos.

Pela proposição, serão convidados o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a diretora-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Paiva Vieira, e o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Murilo Marques Barboza.
O presidente da CVT e autor do requerimento, deputado Milton Monti (PR-SP), considerou a discussão necessária para resolver os gargalos dos aeroportos brasileiros. “Os aeroportos deverão receber recursos da ordem de R$ 5 bilhões, não só na parte das instalações para usuários, mas também para ampliação de pátios de aeronaves e adequação de pistas de pouso e decolagem”, explica Milton Monti.
De acordo com o texto aprovado, a Infraero é a segunda maior operadora de aeroportos do mundo, com 68 aeroportos, 80 agrupamentos de navegação aérea e 32 terminais de carga. “Apesar dessa imensa estrutura, ao longo dos anos, os brasileiros vêm enfrentando crescente desconforto decorrente de instalações superlotadas, espera, atraso e cancelamento de voos”, argumenta o presidente.
 
Eventos esportivos
Os deputados Milton Monti e Pedro Fernandes (PT-MA), que também assina o requerimento, manifestaram preocupação quanto à estrutura dos aeroportos. Segundo eles, os aeroportos em funcionamento não atendem à atual demanda e, consequentemente, não conseguirão receber bem o público esperado para a Copa do Mundo de 2014, e para os Jogos Olímpicos, em 2016, ambos no Brasil.
Para os parlamentares, a construção de galpões pré-moldados - conhecido como Módulo Operacional Provisório (MOP) e com vida útil estimada em 10 a 15 anos - pode gerar frustração aos usuários brasileiros. “Os recursos serão da ordem de R$ 115 milhões e, devido à vida curta dos MOPs, essas instalações não representarão uma parte do expressivo legado que os investimentos para a Copa de 2014 deixarão para a infraestrutura de transportes do Brasil”, justificam Monti e Fernandes.
 
 
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