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TREVO DE OURINHOS ENTRA EM OBRAS NESTA SEXTA-FEIRA

Através de mediação do deputado Milton Monti, região ganha trevo entre as rodovias Transbrasiliana e Raposo Tavares; obra leva segurança para usuários

Milton Monti

Começa nesta sexta-feira (dia 30 de setembro de 2011) a construção do trevo de acesso e a variante entre as rodovias Transbrasiliana (BR-153) e Raposo Tavares (SP-270), em Ourinhos. Uma solenidade especial às 11h marca o início da obra, esperada há mais de uma década e só resolvida por intermediação do deputado federal Milton Monti, sem custos para os usuários.

“Vamos iniciar em Ourinhos um novo empreendimento, já esperado há muito tempo, que vai levar mais segurança e conforto para os usuários da malha viária paulista. O trevo liga duas importantes rodovias, uma federal e outra estadual, e faz parte de um trajeto que une a região sul ao restante do Brasil. Estamos falando da rota terrestre para o Mercosul, muito importante para a economia de todo o povo brasileiro”, anunciou Milton Monti.
A obra que tem início nesta sexta-feira começou a ser planejada no final de 2009, em uma reunião em São Paulo-SP, provocada pelo deputado Milton Monti. À época, participaram do encontro o deputado Milton Monti, diretores da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), representantes da concessionária Transbrasiliana SA (administradora do trecho), prefeitos e vereadores das muitas cidades que seriam contempladas com esta obra. “A partir daquele encontro, as ações começaram a acontecer. Precisávamos vencer os problemas ambientais até que o local fosse transformado em canteiro de obras, com homens e máquinas trabalhando para construir o novo trevo”, completou Milton Monti.
Esses dois anos, segundo o superintendente do DNIT-SP, engenheiro Ricardo Madalena, foram de solução técnica. “Um projeto desse porte exige planejamento e muitas licenças. Licenças ambientais, licenças de instalação e de supressão de vegetação, o que demanda tempo de trâmite em órgãos públicos como o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente)”, explicou. O superintendente disse que o último documento necessário para iniciar a obra do trevo foi obtido no dia 6 de setembro. “A licença ambiental saiu neste mês e já estamos dando início à construção do trevo. Sem esses documentos, não poderíamos iniciar as obras no local, que é importante pelo que ela representa para a região, o Estado e Brasil. Com a rodovia mais segura, esperamos cessar os graves acidentes no local”, completa.
Milton Monti e Ricardo Madalena participam do evento nesta sexta-feira, que também deve contar com a presença do diretor da ANTT, Mário Rodrigues Júnior, de prefeitos e vereadores das cidades da região de Ourinhos, além de autoridades, população e convidados.
 
Para entender o caso
A construção do trevo entre as rodovias Transbrasiliana (BR 153) e Raposo Tavares (SP 270), em Ourinhos, consta do contrato de concessão da via para a iniciativa privada. Por isso, a obra é conjunta entre a ANTT e a concessionária Transbrasiliana SA. A obra que tem início nesta sexta-feira inclui a construção do trevo e da variante (aproximadamente 2 quilômetros) que integram o projeto de acesso mais seguro entre a Transbrasiliana e Raposo Tavares.
O trevo que liga as duas rodovias facilita o acesso terrestre na rota entre São Paulo e Paraná, ligando aos Estados no sul do Brasil e Mercosul. A rodovia Raposo Tavares foi duplicada há aproximadamente dez anos para atender ao grande fluxo de veículos de passeio, de transporte coletivo e de transporte de cargas vindas do sul do Brasil a caminho dos portos e centros consumidores no Estado de São Paulo.
As melhorias aumentaram o trânsito pelo local e agravaram o problema de segurança de motoristas e passageiros, já que a execução do projeto não incluiu a construção do novo trevo. Há mais de dez anos o deputado federal Milton Monti recebe reivindicação dos prefeitos das cidades da região, alertando para a necessidade do novo entroncamento entre a BR-153 e a SP-270. Desde então, o parlamentar tem atuado politicamente para levar uma solução eficiente e definitiva ao problema. “É uma reivindicação justa, porque o risco de acidentes naquele ponto é alto e o trânsito fica muito complicado. Mas estamos aqui para anunciar que o problema tem prazo para ter solução, pois a obra do trevo começa agora”, anunciou Milton Monti.
O superintendente do Dnit do Estado de São Paulo, engenheiro Ricardo Madalena, agradeceu o deputado Milton Monti. “Aproveito para agradecer ao deputado Milton Monti, pelo empenho junto aos órgãos públicos de Brasília”, informou.
O início da ação que resulta na obra de hoje foi a reunião do deputado Milton Monti com prefeitos, diretores da ANTT e do Dnit, no final de 2009, em São Paulo. O encontro reuniu os prefeitos Toshio Misato (Ourinhos), Arceu Batista (Canitar), Ana Alonso (Chavantes), Moacir Aparecido Beneti (Bernardino de Campos), Roberto Carlos Di Bastiani (São Pedro do Turvo), Geraldo Aparecido Bittencourt Morais (Salto Grande) e José Carlos de Oliveira Martins (Ribeirão do Sul), além dos diretores Ricardo Madalena (Dnit-SP) e Mário Rodrigues Júnior (ANTT).
 
 
Imprensa:
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