Leia artigos do Deputado Milton Monti

O Brasil para ser passado a limpo

O Brasil avançou muito em vários aspectos essenciais nos últimos anos, sob a ação corajosa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas são enormes as carências que se acumulam em uma nação de proporção continental, como a nossa.

 
Página PrincipalFotos de eventos municipais e regionaisInformações úteis para gestores municipais - ministérios, órgãos públicos, indicadores municipais, secretarias regionaisNotícias e reportagensUtilidade Pública - informações úteis para cidadãos e empresas, como serviços disponveis para a população, concursos,  entre outrasLegislação - Constituição Federal, Legislação da Mulher, Estatuto do Idoso, Código de Defesa do Consumidor, entre outrasTenha acesso ao material de imprensa do Milton MontiEntre em contato com o Deputado Milton Monti

COMISSÃO DE TRABALHO DA CÂMARA APROVA REGULAMENTAÇÃO DE LOBBY

Deputado Milton Monti defende transparência e recomenda aprovação da lei

 

BRASÍLIA - A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara aprovou o projeto de lei do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que regulamenta a atuação de lobbies e de grupos de pressão nos órgãos da administração federal. O parecer favorável à proposta foi apresentado pelo deputado Milton Monti (PR-SP).
 
Ele ressalta que a atuação dos lobbies precisa ser disciplinada por lei para torná-la mais transparente e para dar o mesmo tratamento para os diversos grupos de pressão que agem dentro da administração pública.
 
- O projeto trará mais moralidade, pois permitirá evitar práticas nocivas na medida em que define regras claras para o exercício da atividade - diz Monti.
 
Segundo ele, a regulamentação não pode ser confundida com defesa dos lobistas, pois a proposta aprovada traz regras de controle sobre a atividade, como a exigência de credenciamento no órgão de atuação e a possibilidade de convocação do lobista para prestar esclarecimentos sobre o seu trabalho. A convocação poderá ser feita pelo presidente da Câmara e do Senado, ministro de Estado e pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).
 
Além disso, o projeto determina que ao final de cada ano os lobistas credenciados em algum órgão público deverão encaminhar ao TCU uma declaração discriminando suas atividades, natureza das matérias do seu interesse e os gastos efetuados no decorrer do ano ligados à atuação profissional, em especial pagamentos a pessoas físicas ou jurídicas.
 
Monti lembra que alguns países já regulamentaram a atuação dos grupos de pressão. Na opinião do relator, a atividade de lobby faz parte das democracias modernas, apesar de, no Brasil, ser vista com restrições.
 

- Numa democracia saudável, assim como ocorre em países desenvolvidos, o exercício do lobby honesto, transparente, com informação confiável e representação qualificada ajuda a aperfeiçoar as políticas públicas adotadas pelo Estado - afirma.

 

Link


Deputado Federal Milton Monti Deputado Federal Milton Monti
Desenvolvimento AgênciaDot. Comunicação Em breve!