Leia artigos do Deputado Milton Monti

Brasil tem fundamentos sólidos para enfrentar a crise

Nós temos fundamentos sólidos na nossa economia, nós temos reservas importantes, reservas cambiais, nós temos um mercado produtivo, um parque industrial diversificado, sólido, e acho que o país enfrentará essa crise numa situação de vantagem.

 
Página PrincipalFotos de eventos municipais e regionaisInformações úteis para gestores municipais - ministérios, órgãos públicos, indicadores municipais, secretarias regionaisNotícias e reportagensUtilidade Pública - informações úteis para cidadãos e empresas, como serviços disponveis para a população, concursos,  entre outrasLegislação - Constituição Federal, Legislação da Mulher, Estatuto do Idoso, Código de Defesa do Consumidor, entre outrasTenha acesso ao material de imprensa do Milton MontiEntre em contato com o Deputado Milton Monti

Milton Monti quer recursos do pré-sal no combate à pobreza

Emendas do deputado paulista criam programa para distribuir parte dos ganhos com o petróleo entre as regiões mais carentes do Brasil e de São Paulo

 

O deputado federal Milton Monti apresentou diversas emendas aos quatro projetos de lei sobre a exploração de petróleo na camada de pré-sal. As iniciativas do deputado paulista visam, essencialmente, criar mecanismos para garantir que os recursos do petróleo oriundos do pré-sal possam promover o desenvolvimento humano e econômico nas regiões mais carentes do Brasil e do Estado de São Paulo.
 
Duas emendas de Milton Monti tratam especificamente do tema: as de número 228/2009 e 233/2009, ambas alteram o texto original do projeto de lei 5.940/09. Milton Monti explica que esse projeto de lei prevê a criação de um Fundo Social para concentrar as receitas do pré-sal. “Quero que os recursos gerados pela exploração do pré-sal sejam destinados a projetos e programas nas áreas de educação, de combate à pobreza, de promoção da cultura, da ciência e da tecnologia, além de zelar pela preservação do meio ambiente. As riquezas geradas a partir do petróleo extraído do pré-sal precisam ser convertidas em melhores condições de vida para o povo brasileiro e precisam incluir primeiro as regiões onde a pobreza é mais acentuada”, defende.
 
Pensando nisso, Milton Monti propôs a emenda 228/2009. Ele explica que essa emenda reserva 30% dos recursos do pré-sal transferidos ao Estado de São Paulo para que sejam direcionados para cidades com IDH (índice de desenvolvimento humano) abaixo da média estadual. “Através dessa emenda, estou olhando para as cidades pobres do Vale do Ribeira, do Sudoeste paulista e de todas as regiões do Estado onde é preciso agir para combater a pobreza e a desigualdade social. Estou olhando para as cidades que demandam investimentos para gerar emprego, construir habitações e implantar infraestrutura e redes de saneamento. São cidades que precisam de investimentos para equalizar as questões econômica e social”, diz.
 
Já a emenda 233/2009 propõe a mesma estratégia de combate à pobreza, só que em escala nacional. Essa emenda reserva 30% dos recursos do pré-sal destinados ao Fundo Social Nacional para que sejam aplicados nas regiões menos desenvolvidas do Brasil, como é o caso do nordeste brasileiro, do oeste do Amazonas, do norte mineiro, do Vale do Jequitinhonha. “São regiões onde a pobreza e a desigualdade social são alarmantes”, completa.
 
Todas as emendas de Milton Monti anexadas aos projetos sobre a exploração do petróleo na camada de pré-sal serão encaminhadas às comissões especiais que analisam o tema na Câmada dos Deputados. O parecer final de cada relator será votado na respectiva comissão e, depois, no Plenário da Câmara.
 
Imprensa:
Saulo Adriano – saulo@miltonmonti.com.br
Nextel (14) 7834 8223 / ID 96*12414



 


Deputado Federal Milton Monti Deputado Federal Milton Monti
Desenvolvimento AgênciaDot. Comunicação Em breve!