Leia artigos do Deputado Milton Monti

O único poder que faz lei

O único poder legítimo para criar ordenações jurídicas e regras de conduta social é aquele que emana da vontade do povo. É inadmissível abdicar dessa responsabilidade. A Câmara dos Deputados deve ser respeitada como um exemplo de poder popular

 
Página PrincipalFotos de eventos municipais e regionaisInformações úteis para gestores municipais - ministérios, órgãos públicos, indicadores municipais, secretarias regionaisNotícias e reportagensUtilidade Pública - informações úteis para cidadãos e empresas, como serviços disponveis para a população, concursos,  entre outrasLegislação - Constituição Federal, Legislação da Mulher, Estatuto do Idoso, Código de Defesa do Consumidor, entre outrasTenha acesso ao material de imprensa do Milton MontiEntre em contato com o Deputado Milton Monti

Compromisso com a governabilidade

Mais de 27 milhões de eleitores brasileiros voltaram às urnas para escolher os prefeitos das cidades em que a eleição é decidida no segundo turno. É, praticamente, a última grande etapa do processo democrático de escolha dos prefeitos que vão administrar os mais de 5 mil municípios brasileiros no período de 2009 a 2012.

A data é importante no calendário da governabilidade do Brasil, não apenas das cidades. Explico os motivos. Primeiro, porque os municípios em que o prefeito foi eleito no primeiro turno já estão planejando as ações para administrar a prefeitura, a partir de 1º de janeiro do ano que vem. Segundo, porque a definição dos governos das últimas cidades, onde é disputado o segundo turno, recoloca o Brasil e os brasileiros, de novo, na rotina da administração pública efetivamente.
Quero pedir a atenção de homens públicos e dos cidadãos comuns, sejam eles eleitores, candidatos eleitos ou candidatos derrotados nas urnas. Quero lembrar que, passada a eleição, o momento é de somar esforços pelo bem da comunidade em que vivemos. Neste momento em que o processo eleitoral se encerra, também se renova o compromisso de todos, eleitos ou não, com a governabilidade das cidades brasileiras e do País. É a hora certa para que os municípios brasileiros superem os traumas da disputa sempre apaixonada das campanhas municipais e as forças políticas locais centrem seus esforços para resolver os problemas da nossa população.

Sempre me posicionei dizendo que o município é a peça mais importante da federação. A governabilidade do Brasil, um país com extensão, tradição e realidade de continente, está na força dos municípios. Sempre acreditei na capacidade e na competência dos prefeitos e vereadores para gerenciarem os problemas da sua própria realidade. Além disso, há o olhar clínico do povo, que fiscaliza de perto o correto investimento dos recursos públicos em melhorias que lhe tragam, efetivamente, benefícios diretos. Por isso, defendo o fortalecimento do município como a grande ação governamental para melhorar a vida do nosso povo. E esse fortalecimento passa, neste momento, pelo alinhamento das lideranças municipais em busca do bem coletivo. É esse, na minha opinião, o melhor caminho para engrandecer os municípios, os estados e o nosso País.


Deputado Federal Milton Monti Deputado Federal Milton Monti
Desenvolvimento AgênciaDot. Comunicação Em breve!